Prefeitura planta 3,5 mil árvores em área de Mata Atlântica no Valentina Figueiredo
![]() |
A menina Maria Sofia esteve no local e plantou uma árvore |
Como forma de compensação ambiental pela realização do São João Pra Valer, no Busto de Tamandaré, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) começou, nesta quarta-feira (9), o plantio de 3,5 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, na área de remanescente florestal da Bacia Hidrográfica do Rio Gramame, próximo ao Parque Cowboy, no Valentina Figueiredo.
O trabalho faz parte do programa “João Pessoa Carbono Zero”, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Estão sendo plantadas mudas de pau brasil, sibipiruna, ipês (amarelo e roxo), sucupira, cupiúba, jatobá, oitizeiro, freijó, pau formiga e palmeira, em uma área de 2,2 hectares de extensão, localizada nas proximidades do loteamento Parque do Sol, próximo ao leito do rio Gramame. Apesar de figurar como área verde, o local vinha sofrendo com a degradação provocada pelo descarte ilegal de restos de material de construção e lixo.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Edilton Rodrigues Nóbrega, a iniciativa do plantio vai permitir a captura de 695 toneladas de carbono, o equivalente a 8,87 vezes o volume de CO2 (gás poluente) no custo de R$ 97.662. O chefe da divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam, Ânderson Fontes, explicou que a área trabalhada passou por uma limpeza geral e foi cercada pela PMJP. Além disso, parte das mudas usadas no plantio foi cultivada no Viveiro Municipal, no Valentina.
Estimulada pala mãe, Socorro da Silva, moradora do Valentina Figueiredo, a garota Maria Sofia, de 5 anos, esteve no local e plantou uma árvore. “Interessante que ela pediu para vir e ajudar. Uma iniciativa importante que a Prefeitura da Capital está fazendo em prol do verde da cidade”, observou Socorro da Silva.
Post a Comment