Header Ads

test

Grupo Guaraves afirma que "cobra" encontrada por consumidora dentro de frango é uma traqueia

Agevisa ainda não periciou
frango comprado pela consumidora
O Grupo Guaraves de alimentos, detentor da marca "Frango Bom Todo", enviou uma nota explicativa sobre o caso da consumidora Giselda Mendes, funcionária pública moradora de Mangabeira, que encontrou um animal semelhante a uma cobra dentro de um frango da marca mencionada no dia 18 de junho. Giselda Mendes, afirma que levou o caso à AGEVISA - Agência Estadual de Vigilância Sanitária, no entanto o alimento ainda não foi periciado. 


Segundo Giselda, ela tem encontrado dificuldade em resolver seu caso junto às entidades competentes: "Fui à Vigilância Sanitária do município com meu advogado, mas eles disseram que o frango não poderia ser periciado agora pois o órgão vai mudar de endereço e esses procedimentos estão paralisados, só após essa mudança iriam realizar a análise". A consumidora relata continuar com problemas nervosos devido ao acontecido, e que toda sua família e vizinhos estariam com receio em consumir qualquer tipo de frango. 

Em nova imagem a consumidora busca mostrar a diferença entre o que foi encontrado por ela (acima) e uma traqueia de outro frango (abaixo)
O advogado da família afirma que o judiciário será acionado, pois tal episódio fere de forma direta e contundente o Código de Defesa do Consumidor: "Por isso o envio à Vigilância para emitir o laudo, caso necessário uma perícia mais apurada por estudiosos da UFPB ou outro órgão será solicitado", diz. 

Confira a nota explicativa enviada pela Guaraves na íntegra:

"Está sendo compartilhada em rede social a publicação de que uma consumidora encontrou no Frango Bom Todo uma cobra dentro do mesmo. A Guaraves alimentos explica que o que foi encontrado é uma traqueia, parte do frango responsável por conduzir o oxigênio que a ave respira até os pulmões. No processo de retirada da traqueia apresentamos uma eficiência na retirada de 97%, o que é um índice aceitável e homologado pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal). Inclusive em máquinas automáticas temos uma eficiência de no máximo de 98% na retirada desta parte, portanto a presença desta parte do frango não traz risco à saúde do consumidor (salvo se esta traqueia estivesse contaminada). O SIF realiza controles semanais de várias bactérias encontradas nas aves, e que quando essas bactérias se encontram em população que possam trazer risco a saúde a empresa e o SIF já possuem ações para correções imediatas. Não temos histórico de positividade nas análises. É importante salientar que a empresa possui um programa de controle de pragas no abatedouro e que não há possibilidade da entrada de qualquer praga dentro da fábrica. O abatedouro da Guaraves possui certificação internacional e é respaldado pelo Serviço de Inspeção Federal que examina 100% das aves abatidas, sendo descartado toda e qualquer ave que apresente risco a saúde humana."

Nenhum comentário