SMS disponibiliza vacina antirrábica para humanos contra casos de agressão animal
![]() |
Há dezesseis anos João Pessoa não registra nenhum caso de raiva em humanos. Para que a doença permaneça longe da Capital é preciso manter os animais saudáveis e vacinados. Mas caso o pessoense seja agredido por um animal, a Rede Municipal de Saúde disponibiliza a vacina antirrábica para humanos em três serviços de referência instalados no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Mangabeira, na Unidade Básica de Saúde (UBS) em Mandacaru e no Centro Municipal de Imunização, na Torre.
O Centro Municipal de Imunização funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. As salas de vacinas do Centro de Saúde de Mandacaru e o Cais de Mangabeira atendem de domingo a domingo, sendo que durante a semana o horário normal e no sábado e domingo de 8h ao meio-dia, para a profilaxia da raiva, que é com vacina.
“Se instalada a doença ela não tem cura, por isso trabalhamos com a profilaxia, para evitar que a raiva se instale no paciente. Por isso é muito importante que o usuário procure a unidade de referência o mais rápido possível e nunca mate o animal que o agrediu, uma vez que vamos precisar avaliar o animal para decidir o esquema de tratamento”, explica Chiara Dantas, coordenadora do setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Post a Comment