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Agora é oficial: WhatsApp está bloqueado no Brasil, inclusive no Wi-Fi


É oficial: o WhatsApp não funciona mais no Brasil. Após ordem judicial, o aplicativo foi bloqueado no país. A justificativa para tal medida extrema é a falta de colaboração do aplicativo em relação a um pedido feito em julho, repetido em agosto e não atendido mesmo após uma multa fixada.

As operadoras de telecomunicações brasileiras começaram a cortar o acesso o ao serviço antes mesmo da meia-noite. Por volta das 23h50 já não era mais possível enviar nem receber mensagens.

A determinação judicial sobre o bloqueio do WhatsApp tornou-se conhecida nesta quarta-feira (16). A intimação cita a Vivo, TIM, Claro e Oi – as maiores operadoras nacionais –, além da Sercomtel e Algar Telecom. Havia o entendimento de que estas empresas suspenderiam o uso aplicativo pelo prazo de 48 horas somente nas redes de telefonia celular, com o Wi-Fi preservado.

As mesmas empresas são donas da banda larga utilizada pela maioria dos brasileiros. Por exemplo, a Vivo detém o Speedy; a Oi tem Oi Velox; a TIM oferece o Live TIM. Com isso, o relato de internautas confirma que as operadoras cumprem a decisão judicial em todas as frentes: na rede celular e na rede cabeada, de onde vem o sinal para o Wi-Fi.

Também nas redes sociais, assinantes da NET e da GVT questionam o motivo de o WhatsApp ter saído do ar. Embora as empresas não tenham se manifestado sobre o tema, é sabido que a NET é uma empresa da America Móvil (assim como a Claro, citada na intimação) e a GVT faz parte do grupo econômico da Vivo (também citada no documento)

Algumas pessoas passaram a relatar problemas também no Facebook e no Instagram, que, como o WhatsApp, também pertence ao Facebook. Não se sabe se o problema está vinculado à queda do aplicativo no Brasil.

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