Paraíba deverá importar água por conta da seca, diz professor da UFPB
![]() |
Professor Bartolomeu Israel |
A seca que tem afetado o abastecimento de água no Sertão paraibano há algum tempo, começa a atingir a distribuição de água também na Capital. Em Campina Grande, a população tem recebido água nas torneiras apenas quatro dias por semana, e em João Pessoa, a falta d'água tem ocorrido semanalmente. De acordo com o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bartolomeu Israel de Sousa, para atender a necessidade de água na Paraíba será preciso importar água.
O professor especialista em geografia explica que o colapso d'água é consequência de diversos fatores causados pela falta de preservação e proteção aos mananciais, como também do aumento de temperatura global. Ele ainda alerta, que esses fatores podem levar a uma considerada alteração na temperatura do ar no estado. "Os nossos dados mostram que temos um aumento muito grande na temperatura do sol que pode ser indícios efetivamente que a temperatura do pode ser modificada, deixando o ar que respiramos ainda mais quente", ressaltou.
De acordo com o professor Bartolomeu, atualmente a Paraíba está com uma média de apenas 10% de sua capacidade de água armazenada. Dos 124 reservatórios no Estado, 54 estão em situação critica praticamente só água e lama, com menos de 5% de água. Outros 35 reservatórios, estão abaixo de 20%.
Post a Comment