Header Ads

test

Ponto de Cultura transmite valores hip hop e técnicas circenses a jovens da Zona Sul

Pontos de Cultura
João Pessoa é a cidade brasileira contemplada com a maior quantidade de Pontos de Cultura, de acordo com um levantamento do Ministério da Cultura (MinC). Com 20 unidades em funcionamento na Capital, o Centro Interativo de Circo (CIC), no bairro dos Bancários, é um dos mais recentes inaugurados pela Fundação Cultural ( Funjope) da Prefeitura Municipal de João Pessoa, (PMJP) e já mobiliza 120 jovens da vizinhança e de comunidades próximas, como Geisel, Grotão, Mangabeira e Cidade Verde. 

Lá, os jovens participam de oficinas da cultura hip hop (com as vertentes DJ, grafite, break e Mc), de inclusão digital e de edição de som e vídeo, onde a garotada produz letras de raps, e pode acompanhar o processo de pós-produção fonográfica. 

“Trabalhamos com os jovens ajudando-os na elaboração dos versos, nos ensaios e nas gravações – mas sem esquecer que todo rap leva sempre a assinatura do seu autor”, ensina o McDumatu, um dos arte-educadores.“O CIC, junto com o break, me ajudou a desviar dos rumos errados e a me tornar um multiplicador para outros tantos jovens daqui”, exalta Wallisson Dantas, B-boyrecém-formado do Bairro das Indústrias. 

Foi graças ao projeto que sete deles viram nascer o primeiro CD produzido lá mesmo e distribuído em mil cópias na ocasião da inauguração, o “Sementes do R.A.P”, que teve direção do MC Gerard, codinome de Geraldo Miranda, coordenador do Centro.

Outras atividades – Além do hip hop e das aulas de informática, os jovens também ocupam o tempo com aulas de circo ministradas pela professora Isla Fernandes (com clavas,malabares, aros, monociclo, pernas de pau e cama elástica), oficinas de fanzine e de artesanato, e até na montagem de uma cozinha “alternativa”, que trabalha hábitos alimentares mais saudáveis.

Nenhum comentário