Header Ads

test

Projeto Puta Cultura oferecerá aulas de informática para prostitutas no Varadouro

Associação das Prostitutas da Paraíba
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), inaugura nesta quinta-feira (14), às 15h, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o quinto dos 20 Pontos de Cultura de João Pessoa. O Puta Cultura, que vai funcionar na Rua Irineu Pinto, 146, no Varadouro, oferecerá de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, aulas de informática, oficinas e palestras de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis. 

“O nosso público-alvo inicial são as prostitutas, mas sem excluir toda a comunidade do entorno do Varadouro, Centro e Centro Histórico”, informa Luza Maria Silva, coordenadora da Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros), sem disfarçar o orgulho por mais uma conquista que ajuda a tirar do limbo toda uma categoria acostumada a lidar secularmente com o preconceito. 

De acordo com o último mapeamento feito pela associação, cerca de 400 prostitutas atuam na região metropolitana de João Pessoa. Para além dos índices sociais que empurram esta demanda para o trabalho sexual, outra preocupação está no crescimento dos casos de Aids na Paraíba. Dados da Secretaria de Saúde do Estado apontaram 2.437 novos casos entre 2007 e 2013 – um aumento de 10%, realidade semelhante à do Brasil, que registrou crescimento de 11% no mesmo período. 

“Desde a nossa fundação, em 2001, fazemos espetáculos em casas noturnas e em vários pontos abertos de prostituição, com o foco educativo na contenção desses casos”, reforça Luza. “Elas representam uma das categorias mais conscientes quanto à saúde e estão avançando no reconhecimento pleno da sua cidadania e direitos”, declarou Maria do Socorro Borges, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres.

Nenhum comentário