PMJP disponibiliza cirurgias reparadoras para mulheres vítimas de violência
![]() |
Ana Paula dos Santos é uma das primeiras mulheres beneficiadas pelo programa |
Ana Paula dos Santos tinha 21 anos quando sofreu um golpe de faca que deixou marcas no seu corpo por seis anos. O agressor, seu então marido, não parou por aí e no decorrer de um ano fez novas cicatrizes em Ana Paula. Vítima de violência familiar, ela faz parte de uma estatística aterrorizante que coloca João Pessoa na segunda posição entre as capitais com número de vítimas de violência contra a mulher. A capital também ocupa o triste posto de segunda cidade com mais assassinato de mulheres.
![]() |
"As marcas me incomodavam muito. Algumas tinham a espessura de um dedo", contou Ana Paula |
A vítima conta que as agressões começaram no último ano do casamento, em meados de 2006, depois que o ex-marido se tornou usuário de drogas. Neste período, ela morava em São Paulo com os dois filhos. Para fugir do companheiro, resolveu deixar São Paulo e voltar para a Paraíba. “A gente se separou um ano depois que ele começou a me agredir, tentei continuar lá por seis meses, mas ele vivia me perseguindo. Então a minha mãe me ajudou a voltar pra cá”, conta.
Serviço pioneiro – De acordo com a titular da SEPPM, Socorro Borges, o programa de cirurgias reparadoras da PMJP é pioneiro no País. “O Hospital das Clínicas também oferece cirurgias reparadoras, mas as mulheres entram no contexto geral, junto com pacientes vítimas de queimaduras, acidentes de trânsito, enfim, situações diversas que deixaram marcas. O serviço implantado no município de João Pessoa é o único no Brasil específico no atendimento a mulheres, com uma equipe integrada, preparada, sensibilizada e capacitada na abordagem, no acolhimento a partir do Centro de Referência da Mulher (CRM) até o Hospital Santa Isabel, que compreende o que isso significa na vida das mulheres”, disse Socorro Borges.
Serviço:
Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra – CRMEB
Rua Afonso Campos, 111 – Centro
Telefone: 0800 283 3883
Serviço:
Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra – CRMEB
Rua Afonso Campos, 111 – Centro
Telefone: 0800 283 3883
Post a Comment