Header Ads

test

Paraíba tem redução de 30% no número de assassinatos no feriado em relação à 2013

Secretario de Segurança Cláudio Lima
Ações de policiamento preventivo e repressão qualificada realizadas pelos órgãos operativos que integram as forças de Segurança Pública da Paraíba conseguiram reduzir em 30% o número de assassinatos registrados durante o feriado da Semana Santa, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), que analisou os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte – ocorridos desde a madrugada de quinta-feira até a meia-noite do domingo.
De acordo dados da secretaria, entre os dias 17 e 20 de abril deste ano aconteceram 25 homicídios no Estado, enquanto que em 2013 foram 36 casos, do dia 28 ao dia 31 de março. Na 1ª Região Integrada de Segurança Pública, com sede em João Pessoa, aconteceram 11 assassinatos a menos (15 contra 26), o que representa uma redução de 42%.  A Capital também apresentou redução significativa, com sete casos a menos em relação a 2013, ou seja uma diminuição de 47% no número de crimes. Já no Sertão do Estado, apenas um homicídio aconteceu nos quatro dias do feriado, o que significa uma redução de 66%.
Para o secretario de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, a redução do número de homicídios na Paraíba, nesse período é resultado da execução do Planejamento Operacional traçado para o feriado, com a aplicação da Polícia Civil e da Polícia Militar nos pontos de maior incidência de  assassinatos. “Nosso trabalho foi direcionado. Assim, empregamos até 20% a mais de efetivo das polícias nos locais estratégicos. Também tivemos a presença dos bombeiros militares em todo o Estado”, explicou o secretário. Durante reunião mensal de monitoramento da Segurança Pública, realizada no início de abril, o governador Ricardo Coutinho, determinou que o policiamento fosse intensificado a fim de prevenir a ocorrência de crimes contra a vida no Estado durante a Semana Santa.

Nenhum comentário