Header Ads

test

Esculturas de artesão paraibano são destaque em novelas da Rede Globo

À esquerda, artesão Maritônio Portela e a direita ator Humberto Martins
As esculturas em madeira produzidas pelo artesão paraibano, Maritônio Portela, compõem os cenários de duas telenovelas da Rede Globo: Meu Pedacinho de Chão e Em Família.
Natural do município de Livramento, distante 277 km de João Pessoa, o artista plástico está na televisão desde 2007, quando fez algumas peças para a minissérie A Pedra do Reino. Integrante do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), o escultor foi procurado pelo diretor de arte da produção, Raimundo Rodrigues, para produzir algumas peças para compor o cenário e, desde então, se mudou para o Rio de Janeiro e não parou de criar.
Segundo a coordenadora do PAP, Ladjane Barbosa, o artesão é referência para seus conterrâneos. “Na época, conseguimos introduzir vários artesãos paraibanos na produção artística e cenográfica da série, que durou três meses de gravação. Depois, Maritônio acompanhado dos artesãos Sérgio Nascimento e Alex Porto foram convocados para participar de uma exposição, em São Paulo. Desde então, para nossa alegria, ele está cada vez mais fazendo sucesso com seus trabalhos na televisão”, comemorou Ladjane.
Para Maritônio, deixar a Paraíba foi um desafio. “É surpreendente ver tudo isso acontecendo, mas encaro naturalmente. Produzo por temporadas na Rede Globo e já tenho muitas encomendas, exposições e as vendas aumentaram bastante. Aproveito cada minuto do dia, além do trabalho no ateliê que mantenho em casa”, comentou.

Nenhum comentário