Orquestra Sinfônica Jovem faz concerto com peça inédita em João Pessoa e ritmos brasileiros
![]() |
Com estreia local de uma obra para clarinete e uma seleção de ritmos brasileiros, a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresenta, nesta quinta-feira (23), o segundo concerto oficial da temporada 2015. A regência é do maestro Luiz Carlos Durier, regente titular da OSJPB, e o solista é José Fernandes Moreira Neto (clarinetista). A apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego. A entrada é gratuita.
A abertura fica por conta da obra “Fantasia sobre Temas Sérvios, Op. 6”, de Nikolay Rimsky-Korsakov (1844-1908), nunca antes executada em João Pessoa. O termo fantasia dá ao compositor liberdade expressiva, fazendo com que a peça exija alto grau de virtuosismo.
Em seguida, a OSJPB executará uma peça de Carl Maria vom Weber (1786-1826), o “Concerto para Clarinete e Orquestra Nº 1 em Fá Menor, Op. 73”,
Para fechar a noite, a orquestra toca ‘Sinfonietta Prima’, de Ernani Aguiar (1950), cuja inspiração composicional vem da música popular brasileira, contemplando a modinha, marcha rancho, dança de caboclinhos e até ritmo do xaxado típico do nordeste. É a música brasileira de raízes com roupagem sinfônica.
Post a Comment