Header Ads

test

Espetáculo 'O circo de Lampezão e Maria Botina' chega à João Pessoa neste domingo



“O Circo de Lampezão e Maria Botina”, que se apresentará em João Pessoa neste domingo (06) às 19h na Praça da Paz nos Bancários, conta a história de um casal comum que viveu no sertão, no tempo em que os cangaceiros ocupavam o dual papel de vilões e heróis na dramaturgia da vida real do povo.

Os atores Anderson Machado e Giulia Cooper, em parceria com Ésio Magalhães, do “Barracão Teatro” de São Paulo, que assinou a dramaturgia e direção, criaram o espetáculo. Ésio veio a contribuir muito na criação dessa obra, com todo seu conhecimento nas áreas da atuação e direção de Commedia dell'arte, palhaçaria, circo e comicidade ao longo dos anos de experiências no campo das artes cênicas. 

A união superou as expectativas de ambos os lados, dando origem a um espetáculo de excelência dramatúrgica, com ideias originais e uma cenografia inspirada no sertão. Fabiana Pirro concebeu e criou as peças com cuidado e qualidade juntamente do diretor e dos atores, assinando o figurino e o cenário. A música ficou por conta do ator e músico Anderson Machado, que trouxe o forró, os pífanos e violas para as trilhas que ambientam a história.

Os palhaços Cavaco e Nina contam a história de Pontolino Lampezão, um vaqueiro frouxo que viveu no tempo do cangaço, e Maria Botina, uma moça solitária e cansada de sofrer com a seca, sonha em ser levada por um cangaceiro para as aventuras no sertão. Durante a trama, Pontolino aprende a galopar num cavalo de rodas (monociclo), foge do temido cangaceiro Chuvisco, fecha o corpo com a magia da cigana Zoráide, tudo isso para impressionar e conquistar Maria Botina. O ator Anderson Machado atua como Cavaco e Pontolino enquanto Giulia Cooper atua como Nina, Maria Botina, Cangaceiro Chuvisco e Madame Zoráide. A distinção das personagens é feita graças a acessórios de cada personagem, em conjunto das máscaras expressivas, criadas também por Ésio Magalhães exclusivamente para cada figura.

O PROJETO
O projeto "O Circo de Lampezão e Maria Botina", tem o patrocínio do Ministério da Cultura e da FUNARTE, contemplado pelo Prêmio Myriam Muniz de estímulo ao teatro 2013 o projeto irá levar o espetáculo a 06 estados do nordeste (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão), em cada Estado será realizada uma apresentação na capital e outras três no interior, totalizando 04 apresentações em cada local, total de 20 ao todo. Na Paraíba o grupo irá circular pelas cidades de Guarabira, Alagoa Grande, Campina Grande e João Pessoa, as apresentações serão inteiramente gratuitas. A produção local é de Diocélio Barbosa da Arlequin Produções. E conta ainda com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Guarabira, Coordenadoria de Cultura de Alagoa Grande e Lizandra Alcântara Produções de Campina Grande.

PROGRAMAÇÃO:
DIAS: 03 a 06 de abril (Paraíba).
LOCAIS:
Guarabira (03/04) às 19h na Praça João Pessoa;
Alagoa Grande (04/04) às 16h na Escola CAIC;
Campina Grande (05/04) às 10h na Praça da Bandeira;
João Pessoa (06/04) às 19h na Praça da Paz nos Bancários.

Nenhum comentário