João Pessoa ocupa 5° lugar entre capitais que registram um assassinato a cada meia hora
![]() |
Nesta quarta-feira (30), a mídia nacional ressaltou a 9ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, avaliando a violência nas capitais brasileiras e João Pessoa acabou se destacando de maneira negativa nesse ranking. A capital paraibana ficou em 5º lugar entre as cidades com maior número de mortes a cada 100 mil habitantes, ficando atrás apenas de Fortaleza, Maceió, São Luiz e Natal. A cada meia hora, uma pessoa foi assassinada em capitais brasileiras no ano passado.
Vice-presidente do Fórum Brasileiro, Renato Sérgio de Lima diz que crimes são multifatoriais, mas que teorias recentes apontam que condições urbanas podem favorecer a prática de delitos. Nos locais em que a questão urbana está mal resolvida, diz o sociólogo, o Estado tem dificuldade de administrar conflitos. "Capitais têm um problema mais agudo, porque são os maiores municípios do país, têm grande adensamento urbano e ao mesmo tempo oferta de serviços públicos longe do ideal para a qualidade de vida", afirma.
Em relação aos gastos por cidadão com segurança pública, Piauí, Mato Grosso e Paraíba estão entre os Estados cujo investimento caiu ou ficou próximo de zero. As capitais dos três Estados estão entre as dez que mais registraram assassinatos, proporcionalmente, em 2014.
Post a Comment