Consumidor pagará até R$ 0,20 a mais por gasolina
![]() |
O aumento nas refinarias do preço da gasolina em 6% e do óleo diesel em 4%, anunciado pela Petrobras nesta terça-feira, já deve ser sentido pelos consumidores nesta semana. De acordo com o presidente do Sincopetro (sindicado dos donos de postos de combustíveis de São Paulo), José Alberto Gouveia, o repasse ao consumidor é imediato. Segundo ele, os donos de postos já o notificaram que o preço do litro da gasolina vai aumentar de 17 a 20 centavos, e do diesel, em 10 centavos. Nas refinarias, o aumento começou a valer a partir desta quarta-feira.
“Quem está recebendo o produto hoje, já está repassando”, disse Gouveia. Ele ainda se queixou de que o aumento pode prejudicar ainda mais o desempenho do setor. Segundo a categoria, a venda de combustível nos postos de São Paulo já caiu 15% de janeiro a agosto deste ano em relação a 2014. “E ainda vai aumentar a inflação, porque tudo roda no Brasil em cima de gasolina e diesel”, afirmou.
Para Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), na bomba, o reajuste médio será de 3% para a gasolina e de 2% para o diesel. “Estamos falando de uma média nacional. Temos que entender que a margem de cada distribuidora é livre”, diz. Ele explica que, sendo assim, fica a critério de cada posto determinar a proporção do repasse, considerando que cada um possui diferentes despesas, como IPTU, aluguel etc.
Post a Comment