HU realiza reabilitação facial gratuita para pacientes com deformidades em JP
![]() |
Marcelo Felipe foi um dos pacientes do Serviço de Reabilitação Facial do HU |
Acidentes, doenças ou atos de violência podem deixar marcas físicas e psicológicas definitivas em quem passa por esses tipos de sofrimento, como no caso do garoto Marcelo Felipe, de 12 anos, que perdeu o olho direito após receber uma pedrada ao brincar na rua, em agosto de 2013, no bairro Colinas do Sul, Zona Sul de João Pessoa.
Para casos como este, como também para outros de maior gravidade, um trabalho de referência no estado da Paraíba, com projeções nacionais, utilizando tecnologia de padrão internacional, vem devolvendo o ânimo de viver e elevando a autoestima de pessoas que, por diversos motivos, tiveram suas aparências marcadas por fortes traumas.
Implantado em 2010, no ambulatório do Hospital Universitário Lauro Wanderley, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, o Serviço de Reabilitação Facial surgiu a partir de um projeto coordenado pela Prof. Cacilda Chaves e sua equipe: Geraldo Holanda, Renata Navarro e Cabiará Uchôa, todos odontólogos.
“O serviço oferece reabilitação de partes perdidas da face para pacientes com deformidades, sejam congênitas, decorrentes de síndromes ou fissuras labiopalatinas; como também adquiridas. Estas são geralmente por câncer, acidentes ou outros casos, como violência praticada com armas de fogo ou brancas, mordidas de animais ou humanas”, explicou a Dra. Cacilda. O serviço funciona todas as terças-feiras , das 13h às 18h, aberto a todos que dele necessitarem.
![]() |
Equipe do Serviço de Reabilitação Facial |
Post a Comment