Header Ads

test

Manifestação da CUT reúne 2.500 trabalhadores em João Pessoa, diz PM

Caravana de manifestantes reunida no Centro de João Pessoa (Foto: Oscar Neto)
A Central Única dos Trabalhadores, junto com a Central de Trabalhadores do Brasil (CTB) e demais centrais sindicais, fizeram nesta quarta-feira (30) uma passeata pelo Centro da capital. A concentração do evento, que faz parte das comemorações ao Dia do Trabalhador, começou às 13h30, em frente ao Cassino da Lagoa e iniciou a caminhada às 14h35. Segundo o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Lamarck Victor, o movimento reuniu cerca de 2.500 pessoas.

Os manifestantes seguiram em passeata pelo anel interno da Lagoa e foram em direção ao Ponto de Cem Réis. Segundo a organização do evento, o movimento serviu também como protesto contra o PL 4330, que regulamenta os contratos de terceirização. Os sindicatos afirmam que a terceirização é um retrocesso, podendo levar à extinção de benefícios já conquistados pelos trabalhadores, como vale transporte e cesta básica.

(Foto: Oscar Neto)
Haviam batucadas, bandeiras partidárias e trios elétricos comandando a passeata. Trabalhadores rurais, estudantes e lideranças políticas participaram do protesto. Entre eles, estavam presentes o deputado estadual Frei Anastácio e o presidente do Movimento Espírito Lilás (MEL), Renan Palmeira.

Para Frei Anastácio, é importante que os políticos estejam junto com o povo nas manifestações e ele ressalta o papel da classe política nos movimentos populares. “Esse momento de crise que o país está passando servirá para demonstrar a capacidade que os movimentos sociais, os estudantes e nós políticos, temos que construir o nosso palanque junto com o povo, na praça, no meio da rua e não em gabinete”, disse.

(Foto: Luciane Cândido)
“Nós devemos lutar para melhores condições de trabalho da nossa sociedade, já que vivenciamos hoje um cenário de retrocesso e a retirada de direitos trabalhistas, então, é necessário as centrais sindicais e o povo na rua para lutar pelos trabalhadores e contra o PL 4330.”, acrescentou Renan Palmeira.

Após a  manifestação,  os trabalhadores se concentraram no Ponto Cem Réis, onde a programação encerrou-se com manifestações artísticas e culturais.

(Foto: Luciane Cândido)
Oscar Neto

Nenhum comentário