Header Ads

test

Menina de 14 anos busca doador de fígado para filha de 10 meses na PB

Garota se diz revoltada 'Ele é o pai, e não quer doar para a própria filha"
Uma mãe de 14 anos vive o drama de não poder ajudar a filha de 10 meses, portadora de uma insuficiência no fígado que só pode ser curada com a realização de um transplante que depende de um doador e de condições financeiras. Maiara Oliveira, moradora da zona rural de Solânea, cidade do Brejo paraibano, contou que a doença da filha, descoberta quando ela tinha apenas dois meses, não foi curada porque o pai da criança se recusou a doar parte do fígado. 

Além da falta de doador, a cirurgia que curaria a insuficiência da criança só pode ser feita em São Paulo. Maiara Oliveira e a filha chegaram a viajar até a capital paulista, mas a cirurgia não foi feita e ela precisou retornar com a criança para a Paraíba. “A mulher que era responsável por mim, me abandonou lá [em São Paulo]. A gente não sabia de nada, nunca tinha ido em São Paulo, não tenho família lá. Então a gente voltou. O hospital sempre liga perguntado por ela, mas não tem como voltar, porque a gente não tem condições”, relatou. 

A criança está internada no Hospital Infantil Arlinda Marques para tratar uma pneumonia e, de acordo com a unidade hospitalar, só poderá ser transferida para São Paulo novamente após ser curada da doença e a família acertar a documentação. 

Com relação ao posicionamento do pai da criança, único na família compatível para o transplante, a coordenadora da central estadual de regulação em alta complexidade, Graça Moura, explicou que a mãe pode procurar o Ministério Público para que uma ação seja iniciada contra o pai e ele seja eventualmente obrigado a realizar o procedimento para salvar a filha.

Nenhum comentário