Projeto do Mangabeira Shopping emprega estética de valorização do conforto e bem-estar
![]() |
Hall de entrada do Shopping Mangabeira |
Empreendimentos de grande porte com shoppings centers se tornam marcos de referência na paisagem urbana das cidades. Por isso, projetos como o do Mangabeira Shopping, que será inaugurado neste sábado (29), na Zona Sul da capital paraibana, tornam-se excelentes espaços para experimentação de novas tecnologias e usos de novos materiais.
Tendência
Seguindo uma tendência de praticidade e agilidade na construção, o projeto do Shopping assinado pelas arquitetas Carmen Raquel de Sá Pires Guedes Pereira e Maria Raquel Salmen Maurício, fez uso de painéis isotérmicos pré-pintados para o fechamento das fachadas, por tratar-se de uma opção versátil, garantindo uma obra rápida, limpa e sem desperdícios.
Vãos amplos
O espaço interno foi concebido de forma a proporcionar vãos amplos através de corredores largos com pés-direitos generosos de 6,50 m, bem mais altos que o convencional, valorizando as vitrines das lojas e a visibilidade do hall. Esse recurso possibilitou que as lojas âncoras tivessem suas vitrines duplicadas, otimizando assim o espaço.
![]() |
Domus de vidro |
Teto de vidro
Trata-se de uma enorme coberta em estrutura metálica composta de formas geométricas articuladas captando a luz natural que ilumina naturalmente sem comprometer o conforto térmico, respeitando a intensa incidência de sol da região. Essa estrutura foi viabilizada através do projeto estrutural do calculista Argemiro Brito. Toda a água pluvial desta coberta converge para uma estrutura em forma de cone, também em vidro, levando-a para um espelho d’água no pavimento térreo.
Post a Comment