Projeto “Na Escola com Respeito” vai ser realizado com educadores do Colégio Militar
O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) vai promover, na próxima segunda-feira (3), a partir das 8h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, uma capacitação para professores e funcionários do Colégio da Polícia Militar sobre Justiça Restaurativa no ambiente escolar. Cerca de 160 pessoas devem participar do evento.
A capacitação faz parte do projeto “Na escola com respeito”, que vem sendo desenvolvido desde 2013 pelo Centro de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caop da Educação) e pela Promotoria de Justiça de Defesa da Educação da Capital.
No ano passado, a capacitação foi realizada com educadores da rede municipal e estadual de ensino. O projeto-piloto foi realizado com a Escola Estadual Olivina Olívia e segundo o diretor da unidade de ensino, Antônio Figueiredo, depois da capacitação sobre práticas e Justiça restaurativa promovida pelo projeto do MPPB, a indisciplina e a violência no ambiente escolar foram reduzidas em 90%. “Antigamente, nós chegamos até a encontrar armas dentro na escola. Tinha aluno aqui que vinha com revólver dentro da bolsa. Hoje, a gente não encontra mais isso”, disse em entrevista concedida ao programa “MPTV” para a série de reportagens “Na escola com respeito”.
Palestrantes
Na capacitação que vai ser promovida aos educadores e profissionais da Educação do Colégio da Polícia Militar serão ministradas palestras pela promotora de Justiça de Defesa da Educação de João Pessoa, Ana Raquel Beltrão, que vai falar sobre indisciplina e violência escolar no aspecto legal; pelos integrantes do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Mediação de Conflitos (Mediac) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Juliana Toledo e Paulo Roberto Kullman, que falarão sobre Justiça restaurativa. Também ministrarão palestras as servidoras que integram a equipe pedagógica do MPPB, Valuce Alencar e Rosely Maria de Almeida.
Post a Comment