Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor) em Mangabeira já realizou 10 mil atendimentos
“São só bênçãos desde que cheguei aqui. Entrei com o braço na tipoia e agora já posso movimentar normalmente”. Este é o depoimento da costureira Marisete Florêncio da Silva, uma das usuárias do Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor (Cendor), que desde sua implantação, em agosto de 2013, no Complexo Hospitalar de Mangabeira, realizou mais de 10 mil atendimentos.
Mônica Cordeiro, coordenadora do Cendor, destacou que o serviço é destinado a pacientes com dores crônicas, que, mesmo com tratamento, persistem por mais de 3 meses. “O paciente deve procurar a unidade de saúde e regular o encaminhamento. Este encaminhamento deverá ser para uma consulta com médico especialista em dor, para o reumatologista ou neurologista”, explica a coordenadora.
O Cendor oferece atendimento com uma equipe multidisciplinar, formada por neurocirurgião, ortopedista, acupunturista, reumatologista, anestesiologista, quiropraxista, psicoterapeuta especializado em dor e enfermeiro. As especialidades são quiropraxia, pilates, RPG, osteopatia e fisioterapia.
Como funciona – O Centro de Reabilitação e Tratamento da Dor funciona como serviço regulado. O paciente deve primeiro procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) para ser encaminhado pelo profissional responsável, de acordo com o diagnóstico. Para maiores informações, o telefone para contato do Cendor é o 3239-1221.
Hidroterapia - O Cendor conta com uma piscina terapêutica, aquecida por um sistema de aquecimento solar. A piscina associa as propriedades físicas da água aos efeitos fisiológicos do calor. Dentre os benefícios listados pela hidroterapia, estão: alívio da dor e de espasmos musculares, manutenção ou aumento da amplitude de movimento articular, fortalecimento muscular e treino de resistência, reeducação dos músculos paralisados, melhora na circulação e diminuição de edemas, manutenção e melhora do equilíbrio, postura e coordenação.
Post a Comment