Header Ads

test

JP tem mais de 350 assaltos em seis meses; veja bairros mais violentos

Bancários é o bairro com mais ocorrências
O Movimento Fui Assaltado JP, formado por membros do Facebook, reúne relatos de ocorrências policiais, feitos por vítimas e pessoas preocupadas com a onda de violência na Capital. Na última segunda-feira, o movimento divulgou um relatório semestral, que aponta 354 casos. Assaltos respondem por 72,5% das ocorrências. 
Bancários é o bairro em que mais pessoas informaram crimes. O mês de novembro foi o que mais teve relatos. O número reflete uma parcela da realidade, pois engloba apenas os episódios que foram relatados por vítimas na página da rede social.
A coordenadora do movimento, Déborah Suelda informou que em 39% dos assaltos, os objetos roubados foram celulares. O relatório deve ser enviado à Secretaria de Estado da Segurança Pública, com o objetivo que medidas preventivas e de combate à violência sejam reforçadas nos locais apontados no documento.
O relatório também traz o local e data da ocorrência para traçar um perfil dos casos. “Conseguimos visualizar um certo padrão nas ocorrências que chegam até nós, diariamente. A maioria desses assaltos acontecem em paradas de ônibus à noite, quando os trabalhadores e estudantes estão voltando para casa e ficam vulneráveis ao assédio de criminosos”, afirmou Suelda, no portal que administra.
Dados oficiais. A reportagem solicitou à assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança dados oficiais das ocorrências policiais. Assim que o levantamento for disponibilizado, o jornal fará a divulgação, bem como dos encaminhamentos do poder público para combater a violência.
Bairros mais violentos:
Bancários: 26,6%
Mangabeira: 10,2%
Bessa: 7,8%
José Américo: 5,1%
Manaíra: 5,1%
Geisel: 4,8%
Valentina: 4,2%
Outros bairros: 36,2%
Tipos de violência:
Assalto: 72,5%
Tentativa de assalto: 10,1%
Outros (furto, arrastão, sequestro, agressão, assassinato, arrombamento e tentativa de sequestro): 17,4%
Objetos mais roubados/furtados:
Celulares e aparelhos móveis: 39%
Veículos: 30%
Carteira/bolsa: 25,4%
Joia, relógio ou dinheiro: 5,6%
Ocorrências por mês:
Outubro: 13,7%
Novembro: 22,2%
Dezembro: 17%
Janeiro: 15,5%
Fevereiro: 11,9%
Março: 19,8%

Portal Correio

Nenhum comentário