Um em cada cinco eleitores não votou nas eleições de 2012, diz TRE
![]() |
Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) |
O cientista político e professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ítalo Fittipaldi, acredita que os números indicam uma crise de representatividade vivenciada por parte do eleitorado, que não enxerga nos nomes disponíveis nas disputas uma representação viável.
“Na realidade, há falta de identificação de parte do eleitorado com os candidatos que têm se apresentado durante a campanha eleitoral. Soma-se a isso o fato de que muitos eleitores moram em uma cidade e votam em outra e apenas não comparecem no dia de votação”, disse.
A coordenadora de Eleição da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE, Luciana Norat, ressaltou que a preocupação da Justiça Eleitoral com os números de eleitores que se abstiveram é real. “O voto é nominal e garante uma representatividade necessária para a democracia que vive o Brasil e a Justiça Eleitoral se preocupa, inclusive, realizando campanhas educativas sobre a importância do voto, porque uma democracia plena ocorre quando todos os cidadãos participam escolhendo seus representantes”, frisou.
Post a Comment