Header Ads

test

Avenida Hilton Souto Maior no José Américo é a segunda via com maior número de acidentes na capital

Foto: Walter Paparazzo
Dez vias de João Pessoa concentraram 17,46% dos registros de acidentes de trânsito no mês janeiro na cidade. A Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) catalogou 647 ocorrências em toda a capital sendo 113 especificamente nas avenidas Epitácio Pessoa, Hilton Souto Maior, Beira Rio, Pedro II, Ruy Carneiro, Cruz das Armas, Juvenal Mário da Silva, Josefa Taveira, Diógenes Chianca e General Aurélio de Lira Tavares. 

Em 2013, o órgão protocolou o registro de 9.852 acidentes dos quais 14,53% em todo o ano também se concentraram em dez vias, mas a lista sofre algumas alterações em relação a 2014. A avenida Epitácio Pessoa, no entanto, mantém a liderança com 331 acidentes registrados ao longo do ano. O número ganha ainda mais destaque ao observar o volume de acidentes na segunda via 'mais perigosa', a Hilton Souto Maior, que registrou 184 acidentes, 44% a menos que na líder. Em janeiro deste ano foram 25 acidentes na Epitácio Pessoa contra 15 na Hilton Souto Maior. 

O superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto afirmou que a maioria dos acidentes foram de pequenas proporções. “A gente sabe que a maior parte desses acidentes se deve ao excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e até ao consumo de bebidas alcoólicas”, disse. O volume de acidentes atribuídos, principalmente, à desatenção e excesso de violência resultou no aumento de 28 redutores de velocidade pelas ruas da capital em 2013 para 35 este ano. 
 
A Avenida Hilton Souto Maior, no Conjunto José Américo, que tem um fluxo intenso de acesso da BR-230 a PB-008 e rota para vários bairros da zona Sul aparece como a segunda via com maior número de acidentes na capital. A maior concentração dessas colisões, segundo a Semob, são de pequeno porte e nas imediações do Viaduto do Cristo (Sonrisal). 

Na Avenida Pedro II, o trecho com maior número de ocorrências é do viaduto da BR-230 até as imediações do Ibama nas duas vias, o que corresponde a cerca de 900 metros de via. O corredor interliga os bairros da Zona Sul de João Pessoa ao Centro e é caminho de quem trafega da área central e bairros adjacentes à Universidade Federal da Paraíba (UFPBx) e as localidades vizinhas. Embora a Semob não tenha fechado o balanço dos números em fevereiro e uma prévia do mês de março, a partir do dia 10 deste mês, conforme informações coletadas a partir dos socorros prestados pelo Samu e Corpo de Bombeiros, ocorreram três acidentes na via. 

Ranking do número de acidentes em cada via:

Epitácio Pessoa 331 
Hilton Souto Maior 184 
Beira Rio 164 
Pedro II 148 
Ruy Carneiro 132 
Cruz das Armas 112 
Josefa Taveira 108 
Diógenes Chianca 100 
Rui Barbosa 69 
Sérgio Guerra 84

Nenhum comentário