Laboratório de Lavagem de Dinheiro do MPPB é inaugurado nesta segunda
As investigações do Ministério Público da Paraíba (MPPB) em crimes de corrupção envolvendo a chamada lavagem de dinheiro no estado ficam 40% mais eficazes e mais rápidas com o funcionamento do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), implantado no MPPB em novembro de 2012, mas que foi oficialmente inaugurado na manhã desta segunda-feira (10), durante solenidade na Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em João Pessoa, com a participação do coordenador da Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Justiça, Roberto Zaina.
![]() |
LAB-LD |
“É um passo consistente no combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro no estado da Paraíba”, comemora o promotor de Justiça Octávio Paulo Neto, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público paraibano. “O importante nesse laboratório é o trabalho em parceria, pois ninguém resolve nada sozinho. São vários atores no combate ao crime organizado”, completa o coordenador, referindo-se à atuação da Controladoria Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), a Polícia Civil, a Polícia Militar e a Polícia Federal. “Não devemos esmorecer. Se não enfrentarmos a corrupção, não chegaremos a lugar nenhum”.
O Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o MP-PB e o Ministério da Justiça. A unidade permite análises mais rápidas de dados e cruzamento de informações em investigações dos crimes de lavagem de dinheiro e de corrupção. Ele conta com uma estrutura de tecnologia que reúne conjunto de softwares e hardwares e permite o processamento de informação em massa. O laboratório permite gerar relatórios confiáveis, a partir de distintas bases de dados e apresenta um mapeamento de informações de movimentações financeiras, de intercâmbio entre pessoas que possam fazer parte de uma quadrilha e de indícios de lavagem de dinheiro.
Post a Comment