Semob pode aplicar multas através de câmeras de monitoramento
![]() |
Apesar da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) afirmar que o sistema de fiscalização eletrônica, através de câmeras de monitoramento, vai melhorar o trânsito na Capital, a Semob só vai enviar agentes de trânsito para o local da infração se o veículo estiver atrapalhando o trânsito. A informação é do diretor de Operações do órgão, Maximiano Machado.
O problema é que o motorista será multado, mas só terá conhecimento depois de 45 dias - período em que será processada e entregue a infração - conforme informação do diretor de operações. Ou seja, se um motorista frequentar um local e não perceber que é de estacionamento proibido, será multado por 45 dias consecutivos, até tomar conhecimento da infração.
Outro caso- Os motoristas que se mantiverem invadindo a faixa destinada ao pedestre ou estacionando em calçadas, a infração é considerada grave, tendo como penalidade multa no valor de R$ 127,69 perdem 05 pontos na carteira (CNH). No entanto, o veiculo só estará sujeito a ser removido pelos agentes de trânsito, caso seja percebido que essa falta do motorista esteja atrapalhando o trânsito de veículos. O diretor não mencionou, no entanto, nenhuma providência caso o veículo esteja atrapalhando a circulação de pedestre na calçada, por exemplo.
Conforme um levantamento feito pela Diretoria de Operações, dentro dos primeiros 15 dias de fiscalização realizada pelas câmeras, a Semob já autuou 460 motoristas, tendo como as principais infrações, respectivamente: estacionamento em local proibido, estacionamento sobre a calçada e estacionamento em fila dupla. Até o final do mês de março, haverá 44 câmeras de monitoramento na Capital. Atualmente, doze já estão ativas.
Post a Comment